top of page

Dica de Aplicativos para legendar vídeos e tornar o seu perfil mais acessível nas redes sociais

Legendar vídeos é fundamental para que o conteúdo possa ser consumido por um número maior de pessoas.




Legendar vídeos é fundamental para que o conteúdo possa ser consumido por um número maior de pessoas. Usuários com deficiência ou pessoas que não têm como ativar o áudio do celular por algum motivo, mas não querem deixar de assistir ao conteúdo, são os maiores beneficiados por esse tipo de acessibilidade.

E você sabia que muitos vídeos nas redes sociais são assistidos sem som?

Colocar legenda em vídeos é uma parte importante do processo de postagem do conteúdo. Legendar vídeos é importante por várias razões, incluindo:


  1. Acessibilidade: legendar vídeos é importante para pessoas com deficiência auditiva, pois permite que elas possam entender o conteúdo do vídeo.

  2. Compreensão: legendar vídeos também é importante para pessoas que falam outros idiomas ou têm dificuldade em entender as falas no vídeo.

  3. SEO: legendar vídeos também pode ajudar a melhorar o SEO do vídeo, pois o texto das legendas pode ser indexado pelos mecanismos de busca.

  4. Engajamento: legendar vídeos também pode aumentar o engajamento, pois as legendas permitem que as pessoas acompanhem o conteúdo do vídeo mesmo sem som.

  5. Ampliação do alcance: legendar vídeos também pode ampliar o alcance do seu vídeo, pois as legendas permitem que as pessoas assistam ao vídeo em situações onde o som não é possível, como em lugares públicos.

  6. Não só para pessoas com deficiência auditiva: legendar vídeos também é importante para qualquer pessoa que deseja acompanhar o conteúdo do vídeo sem precisar ouvir o som.


Conheça 4 aplicativos gratuitos para usar:


Separamos 4 programas gratuitos para legendar vídeos que funcionam tanto no Android, quanto no iOS:


1. AutoCap

Ele não é um editor com outros recursos, mas é o único dessa lista que faz a transcrição do áudio do seu vídeo. Com o AutoCap, é possível gravar um vídeo na hora ou escolher um da galeria do seu celular, que tenha até 5 minutos.


O uso dele é mais simples, apesar de ser em inglês. Ao adicionar o vídeo, basta escolher a língua (Português Brazil) que ele mesmo cria automaticamente a legenda. Caso haja algum erro, basta editar manualmente.

Se você quiser salvar o arquivo sem marca d’água, o AutoCap conta com 2 planos: mensal ou anual.



2. InShot

Por ter vários recursos gratuitos, é o aplicativo de edição de vídeos mais indicado para quem produz conteúdos na internet. O que o fez estar entre os primeiros da nossa lista, é por ser todo em português e um dos mais completos.

Além disso, outra grande vantagem é que ao salvar seus vídeos ou fotos editadas, o app não coloca marca d’água, já que são exibidos anúncios no final do processo.


A parte de colocar legenda no vídeo é feita de forma manual e você também pode escolher a fonte e fundo. Ele também adiciona músicas e faz ajustes de velocidade de reprodução.


O InShot também permite edições com filtros, molduras e opção de gravação de voz, funcionalidade muito utilizada atualmente para gravar vídeos narrados em seu canal do Youtube, por exemplo.

Caso queira adquirir a versão Pro, ele possui 3 planos: mensal, anual e compra única.



3. VideoShow

É um ótimo aplicativo para editar vídeo em diversos formatos em português. Nele, ainda é possível fazer gifs de até 10s e extrair áudios gratuitamente.

Assim como o InShot, ele só permite adicionar legendas no vídeo manualmente, seja ele gravado na hora ou escolhido da galeria do seu celular.


O app ainda disponibiliza centenas de temas e filtros.


Caso não queira visualizar vários anúncios, exportar arquivos com a marca d’água, além de outros recursos, o VideoShow possui um plano VIP mensal e anual, com muito mais recursos.



4. Movavi Clips

O Movavi Clips está nessa lista de aplicativos para criar vídeos com legendas porque tem uma versão que você pode instalar no computador, além de funcionar tanto no Android quanto no iOS.


Ele possui recursos gratuitos, mas são um tanto quanto limitados se o compararmos com o InShot, por exemplo. Outra desvantagem é que, apesar de ser bem intuitivo, possui uma interface toda em inglês.


Ele não permite escolher o tempo de exposição da legenda. Por não fazer isso, a nossa dica é que o vídeo seja recortado antes de inserir os textos.


Há ainda as opções de salvar o arquivo no celular ou compartilhar direto no YouTube, Facebook ou Instagram. Porém, a menos que você compre a licença permanente ou assine um dos planos (mensal ou anual), o app colocará uma grande marca d’água.



5. Capcut

Disponível para usuários Android e iOS, o Capcut é um editor de vídeos que conta com a opção de gerar legendas automaticamente. Bastante popular entre os usuários dos dois sistemas operacionais, esse app adiciona os textos na medida em que as palavras são pronunciadas, o que facilita a vida de quem precisa assistir ao conteúdo, mas não tem como ativar o áudio.


É bem simples adicionar legendas com esse programa. Basta abrir o aplicativo e escolher a opção “Novo Projeto”. Depois, é preciso importar um vídeo que esteja salvo na galeria do celular e tocar em “Adicionar”. O programa abrirá uma nova tela. Agora, toque em “Texto”, que fica no menu inferior, e vá em “Legendas automáticas”. Feito isso, selecione “Som original” e confira o idioma da transcrição antes de continuar. Prontinho! Suas legendas serão geradas automaticamente — se algo sair errado, basta editar o texto.




Legendar vídeos colabora com a inclusão de pessoas surdas e deficientes auditivos. Tornar o seu perfil acessível amplia a sua rede de conexões e o seu mercado.


Você utiliza algum desses aplicativos? Teria outra sugestão? Compartilhe nos comentários!

20 visualizações0 comentário
bottom of page